Uma das grandes obras relacionadas a Design Gráfico são as animações.
Acredito que a maioria das pessoas sabem como funciona uma animação. Mas para os que não sabem, animação é feita a partir de várias imagens estáticas com alguma pequena diferença entre cada uma delas, de forma que, ao serem passadas com uma certa velocidade dê uma impressão de movimento.
Eis uma das primeiras animações feitas.
Reparem que no canto inferior esquerdo das imagens existe uma sequencia de números. Isso é justamente os números de cada imagem. Essas imagens são chamadas de "quadros" ou "frames" em inglês.
Com o passar do tempo assim como tudo o que existe, as animações foram se aprimorando e ficando cada vez mais atrativas. Foram ganhando cor e nitidez. Passaram a ser criados os chamados "desenhos animados". Mas isso ainda não foi o suficiente. Como as animações são imagens em sequencia, isso significa que são imagens de duas dimensões. Para deixar tudo ainda mais interativo, resolveu-se trazer a animação para algo mais real com o 3D.
Agora, as animações não são mais em duas dimensões. Alguns exemplos dessas animações são os grandes filmes como "Os Incríveis", "A Era do Gelo", "UP" entre outros.
A Era do Gelo |
É claro que mesmo depois de tudo isso ainda assim somos influenciados a chegar mais perto ainda da total realidade. Criaram uma outra forma de 3D. Agora as imagens "saem" da tela e "realmente" interagem com o público.
Esses filmes são feitos basicamente com duas lentes. Uma capta as cores Cianas, enquanto a outra capta as cores vermelhas. Com a ajuda de um óculos específico conseguimos ver aquelas imagens em perfeita qualidade e totalmente "fora" da tela. É "real"! Já estamos chegando à era em que não serão mais necessários os óculos 3D. Conseguiremos ver o corpo "fora" da tela a olho nu.
Ao olhar para a imagem sem o óculos correto, notamos que não é nada agradável de se ver. Não tem nada atrativo. Mas é justamente essa lente dupla que deixa feio sem óculos, que com o óculos traz a perfeição.
Um pouco de história...
Todo mundo deve conhecer esse pequena lanterna de mesa. A PIXAR, uma das maiores empresas de animação do planeta, passou por maus bocados até conseguir o patamar que a faz o que é hoje.
Essa foi uma empresa com gente realmente trabalhadora que deu duro para conseguir seus objetivos. Não eram muitas pessoas, e não tinham um ambiente grande para trabalhar, nem em condições de limpeza extraordinária. Mas tudo fluiu perfeitamente para eles.
Para conhecer melhor a história desse gigante da animação assista à sequencia de cinco vídeos no YouTube. O vídeo abaixo é a primeira parte dos cinco.
Eis aqui uma das primeiras animações em 3D da PIXAR. Talvez tenha sido essa animação o ponto de partida para a empresa.